Saiba tudo sobre Shirley Carvalhaes

Reconhecida por muitos como uma das grandes percussoras da música gospel/cristã no Brasil, Shirley Carvalhaes de Camargo ou Shirley Carvalhaes, como é mais lembrada, emociona e toca milhares de pessoas com o trabalho que realiza, seja como cantora ou em suas pregações como pastora.

É dessa carioca o título de cantora que mais vendeu discos relacionados à música cristã entre as décadas de 1980 e 1990.

Um pouco sobre a história de vida de Shirley Carvalhaes

Se você pensa que Shirley Carvalhaes nasceu em berço de ouro está muito enganado. A então estrela gospel teve uma infância bem simples ao lado de sua família humilde no Rio de Janeiro, mais precisamente em Mesquita.

Shirley-Carvalhaes

Em entrevistas, a artista sempre gostou de contar sua história e salientar que o contato com a religiosidade e o cristianismo tem ligação direta com a influência de seus pais. Mas não se engane achando que essa orientação foi imposta, pelo contrário, aconteceu naturalmente, já que Shirley Carvalhaes sempre acompanhava seus pais, Antônio Mariano e Esther, durante suas idas à igreja, tornando todo aquele universo em algo natural e que sempre fez parte da vida da artista.

O início de sua história como artista é no mínimo interessante, uma vez que ela foi procurada para substituir outra cantora, mais precisamente a esposa do cantor Wilson de Almeida, na gravação de “Acima das Estrelas”, em 1976, quando Shirley tinha 22 anos. Após ser convidada devido a um problema de saúde da cantora titular, Shirley assumiu os vocais do disco que foi gravado naquele mesmo ano, mas lançado no primeiro mês do ano seguinte.

Discografia

Ao todo, a artista já lançou mais de 30 discos, boa parte deles na gravadora Rocha Eterna, mas também existem produções junto a S. Carvalhaes Produções, Selo ABBA Produções, Nancel Produções, Continental – Warner Music, Franc Records, Sião Records, Art Gospel – Aliança Produções e Sony Music.

Entre os produtores que já trabalharam em empreitadas vitoriosas com a artista estão nomes conceituados como José Pio, Miltom R. Carvalho, Josué Vasconcelos, João Fera, Tuca Nascimento, Don Ney, Ezequiel de Matos, Melk Carvalhedo, Merewilton Lages, José Antônio, Eli de Ameida, Eraldo Taylor, Wesley, Leno, Serginho e Reginaldo Regis, além de outros nomes que em muito já contribuíram com a música gospel.

Para alguns trabalhos em especial, a própria artista Shirley Carvalhaes atuou não só como cantora, mas também como produtora de seu próprio disco. É o caso do CD “Especial Vol.1”, de 1996. Neste trabalho, toda a produção ficou não só por conta de Shirley Carvalhaes, como também do produtor Eli de Almeida.

Seu primeiro lançamento aconteceu ainda na década de 1970, mais precisamente no ano de 1976, quando ela lançou o título “Acima das Estrelas”, pela Rocha Eterna. Depois disso ela lançou mais de 10 discos na mesma casa, mas depois intercalou a presença na gravadora com trabalhos lançados por meio de outras empresas.

Entre outros discos que merecem destaque estão Asas da Humilhação, de 1982, Avivamento, de 1986, Asas do Vento, de 1988, Amigo Meu, de 1991, Ao Vivo na Riosampa, de 1997, Página Virada, de 2005, e O Tempo de Cantar Chegou, que foi lançado em 2012 pela Sony Music, com a produção de Merewilton Lages, Cleybinho e Reginaldo Regis.

Comente!