Tudo sobre as bíblias de estudo

Uma bíblia de estudos pode facilitar muito o seu entendimento sobre as passagens da bíblia e ter uma noção melhor de como aplicar os ensinamentos das doutrinas no seu dia-a-dia. Atualmente, devido a correria do cotidiano, as bíblia de estudo estão sendo muito utilizadas e o método de ensino de cada uma delas não deixa a desejar. Suas maiores vantagens são a portabilidade (as vezes em tamanhos bem reduzidos, possível de levar na bolsa, ou até no bolso) e resumem os livros da bíblia com comentários e aplicações, além de direcionar assuntos específicos. São milhares de opções disponíveis no mercado.

O que difere as bíblias de estudo das bíblias comuns, são justamente os comentários e notificações que os autores destacam para chamar a atenção do leitor aos fatos mais importantes dos livros. Cada bíblia de estudo tem seu ponto forte principal e vai variar de acordo com o autor e editora. Por exemplo, se você adquirir uma bíblia de estudo de uma editora pentecostal, certamente as informações ressaltadas serão referentes a doutrinas pentecostais, por isso, é preciso ter cuidado para escolher a melhor para você.

Você não precisa ter apenas uma bíblia de estudo, não tem problema nenhum estudar com uma ou mais, visto que cada uma terá pontos de vista diferentes e destaques diferentes. Todas as bíblias de estudo possuem uma breve introdução dos livros, contendo o autor(es), o ano, o local, e uma descrição clara sobre o que se trata o livro, e cada uma delas chamará a atenção do leitor para os fatores mais relevantes que o autor julgou.

As bíblias de estudo são boas opções de estudo, de forma prática, elas trazem ao leitor mapas, imagens ilustrativas, caixas de textos destacadas, e letras maiores do que as bíblias convencionais, isso facilita o manuseio e deixa o estudo mais agradável.

Atualmente, o mercado editorial tem lançado bíblias de estudo segmentadas, trata-se de bíblias focadas em algum assunto que dirige-se ao leitor. Por exemplo, “Biblia da mulher de Fé“, “Desafios de todo homem” e outras.

A forma como as bíblias de estudo abordam as informações que muitas vezes são difíceis de notar ou decorar, é especial. Geralmente informações dos personagens da bíblia são destacadas em notas de rodapé, facilitando o entendimento de cada um deles.

Se você não está buscando nenhuma linha doutrinária específica ou única, uma boa editora para você é a Editora Vida, que dispõe no mercado bíblias de conteúdos mistos e mais abrangentes. As informações sobre as doutrinas podem ser encontradas na contracapa dos livros.

As vantagens de se ter uma bíblia de estudos é que você terá uma percepção mais ampla sobre as bíblias tradicionais. Conhecendo a história em mais detalhes fará com que você tenha mais preparo para entender os acontecimentos bíblicos, seja em qualquer obra teológica.

Nossa dica para que você escolha a melhor bíblia de estudos para você, é que leve em consideração as doutrinas da sua igreja e peça alguma sugestão para as outras pessoas que estudam com você, faça perguntas sobre os autores, sobre as editoras, etc. No momento da escolha, leia as informações da contracapa ou a introdução do material, talvez você até encontre várias que combinem com o foco dos seus estudos!

Comente!