Tudo sobre Augusto Cury: Vida e Bibliografia

Augusto Cury é um importante escritor brasileiro, conhecido por seus títulos na área de psicologia e comportamento humano. Saiba tudo sobre a biografia e bibliografia deste autor a seguir.

Biografia

O escritor, psiquiatra e professor Augusto Cury nasceu em 1958 em São Paulo. Formado em Medicina pela Faculdade de São José do Rio Preto, foi o responsável pela famosa teoria da inteligência multifocal e dedicou mais de 17 anos aos estudos sobre as dinâmicas das emoções humanas.

Em toda sua obra, é possível encontrar temas do cotidiano das pessoas, principalmente relacionados às tensões e angústias com as quais devemos conviver durante a vida. O autor costuma abordar temas presentes na sociedade atual, geralmente resultantes do estresse excessivo no trabalho e relacionados às muitas exigências que a modernidade cobra das pessoas.

Foi 1999 que publicou sua obra mais conhecida, a Teoria da Inteligência Multifocal já citada, na qual ele explica como se dá a formação dos pensamentos, seu processo de construção inclusive através da análise dos trabalhos de grandes pensadores. No livro, Cury apresenta quais são os elementos que, segundo ele, são essenciais para o desenvolvimento da inteligência, através de mais de 30 elementos. Ele ainda discorre sobre como funciona o processo de interpretação do mundo, o autoritarismo das ideias, a democracia e qual é o fluxo vital da energia psíquica.

Sua metodologia é utilizada na escola Menthes, na qual psicólogos e educadores certificados por sua teoria, trabalham como verdadeiros coachings de pequenos grupos de crianças, jovens, adolescentes e até adultos. O principal objetivo deste trabalho é desenvolver a mente dos participantes para que se tornem seres humanos diferentes, que ajam de acordo com a razão sempre que possível, que pensem muito antes de tomar qualquer iniciativa, que possam expor suas ideias livremente sem precisar impô-las ainda que pratiquem sempre a empatia, ou seja, colocando-se no lugar dos outros sempre que possível. Além disso, os participantes do processo ainda aprendem a proteger e entender melhor suas emoções, a fim de conquistarem uma vida mais equilibrada e tranquila.

O trabalho de Augusto Cury e tuas teorias a respeito da formação da inteligência humana, também são muito efetivos em trabalhos como a recuperação de usuários de drogas em escolas especiais, clínicas e outras instituições que trabalham no tratamento e recuperação de dependentes químicos.

Tudo sobre Augusto Cury: Vida e Bibliografia

Na década de 2000, Augusto Cury foi considerado como o autor brasileiro mais lido pelo Jornal Folha de São Paulo. Além de ter publicado muitos títulos, é membro de honra do Instituto da Inteligência de Portugal, Doutor Honoris Causa do Centro Universitário Filadélfia em Londrina – PR e diretor da Academia da Inteligência.

Bibliografia
Augusto Cury escreveu mais de 30 títulos. Entre os mais conhecidos, podemos citar:

* Inteligência Multifocal
* Dez Leis para Ser Feliz
* Nunca Desista de Seus Sonhos
* A Ditadura da Beleza e a Revolução das Mulheres
* Coleção: Análise da Inteligência de Cristo – 5 volumes
* Superando o Cárcere da Emoção
* Os Segredos do Pai-Nosso
* O Código da Inteligência
* O Vendedor de Sonhos: O Chamado
* Mulheres Inteligentes, Relações Saudáveis
* Em Busca do Sentido da Vida
* Gestão da Emoção

Confira abaixo uma palestra de Augusto Cury:

Comente!